1,99: Mercado que vende palavras

1,99 é um documentário que debate sobre o consumismo. Bem aplicado à ideia de que atualmente compramos imagens. O vídeo é baseado em um mercado que ao contrário dos produtos, as prateleiras estão cheias slogans.


Notícias – Março 2012

1,99 é um documentário que debate sobre o consumismo. Bem aplicado à ideia de que atualmente compramos imagens.

O filme é baseado em um supermercado branco e ao contrário dos produtos, as prateleiras estão cheias de caixas de formas diferentes com slogans. As pessoas entram para comprar as frases que mais as atraem e interagem com “seus produtos”.

A ideia é trabalhar os efeitos do consumo na sociedade e a influência da videologia na vida das pessoas.

Os personagens principais são o desejo, a angústia e a compulsão por comprar. Num supermercado, os consumidores passam o tempo enchendo seus carrinhos e não conseguem sair de lá. Durante esse período de reclusão, algumas histórias curiosas acontecem. O mundo exterior só aparece mediado por máquinas como computadores, câmeras e telefones. A música foi composta por Wim Mertens.

Mas o que está a venda neste supermercado, em tons absolutamente brancos, são conceitos e idéias como amor, sucesso e família, todos dispostos como produtos em prateleiras. Exploram-se assim a falência dos valores sociais e o desejo, a angústia e a compulsão que costumam acompanhar o ato da compra.

Assista aqui a primeira parte do vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.