Chuva de meteoros Líridas

A chuva de meteoros acontece entre os dias 16 e 25 de abril. Pode-se observar aproximadamente 15 meteoros por hora. Dia 22/04 será o melhor dia para ver!


Notícias – 19 de abril de 2016

A chuva de meteoros Líridas acontece entre os dias 16 e 25 de abril, porém, é na madrugada dos dias 21, 22 e 23 de abril que ocorre seu pico (momento em que uma maior quantidade de meteoros são observados). A taxa de meteoros que pode ser observada no pico da chuva Líridas é de aproximadamente 15 meteoros por hora. Além disso, podem ocorrer “outbursts”, que é quando essa taxa fica mais alta.

Em 2016, o pico desta chuva – que tende a vir em uma explosão – é esperado para cair na madrugada de 22 de abril. O maior número de meteoros caem geralmente durante as poucas horas antes do amanhecer, que é a melhor hora para observação.

Para avistar os meteoritos, basta procurar o radiante da chuva, que é o local no firmamento de onde os meteoros parecem se originar, que nessa chuva fica próximo à constelação de Lyra, mais exatamente na constelação de Hércules. A constelação fica ao Norte e após a meia-noite do dia 22 de abril (madrugada de 21 a 22 de abril), já pode ser observada, sendo que o melhor horário é após as 04h da manhã. Mesmo com a Lua em sua fase cheia, o que poderá ofuscar o brilho de alguns meteoritos, é esperada uma boa observação noturna para os dias da chuva.

A chuva de meteoros Líridas, também conhecida como Lirídeas ou Lirídeos, acontece todos os anos no mês de abril. Ela é resultado da passagem do planeta Terra pelos rastros do cometa não periódico chamado Thatcher C/1861 G1, que ocorre sempre na mesma época do ano.

CURIOSIDADES

A chuva de meteoros Líridas é uma das mais antigas chuvas de meteoros relatadas em documentos antigos, que datam cerca de 2.700 anos atrás.

A China antiga já observava a chuva Líridas em 687 a.C., e a descrevia como algo que “caia como chuva”. O data desses documentos antigos coincidem com o Período das Primaveras e Outonos, entre 771 e 476 a.C, que é associado ao renomado pensador chinês Confúcio, conhecido popularmente pelo seu ditado: “Não faças aos outros o que não queres que façam a ti”. Será que o grande professor e filósofo Confúcio observou a histórica chuva de meteoros Líridas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.