Como diminuir coceira por picada de inseto

Entenda um pouco sobre o que causa a coceira de picada de pernilongo e como amenizá-la!

Notícias – 18 de fevereiro de 2015

Existem diversas maneiras de se prevenir as picadas de mosquitos (pernilongo, muriçoca, borrachudo, etc.), mas e quando não houve tempo ou não foi possível tomar nenhuma medida preventiva e os danados te picaram? Entenda um pouco sobre o que causa a coceira e como amenizá-la!

O que causa coceira?

É a saliva do mosquito, que ele utiliza como anticoagulante quando pica. Isso faz o corpo produzir a reação histamínica, que cria um processo alérgico, causando a coceira. O que significa que, quanto antes você passar um reagente na picada, mais eficaz será o tratamento.

reacao-picada-pernilongo

Receitas caseiras

Algumas substâncias caseiras ajudam a combater esse anticoagulante e o processo alérgico, confira:

Casca de banana – O resíduo da casca dessa fruta auxilia na diminuição da coceira e a desinchar o locar picado, além de ser ótimo para cicatrização.

insetoMel – Por ser anti-inflamatório e antibactericida, esse também é um excelente remédio contra a coceira. No entanto, devido a sua atração de abelhas e outros insetos, certifique-se de aplica-lo em ambiente fechado ou cobrir o local da picada com uma gase.

Gelo – Altas temperaturas estimula o corpo a produzir novamente a histamina, que combate o processo alérgico. Compressa com gelo ou água gelada alivia a coceira, assim como a dor de picada causada por outros insetos, como formiga e abelha.

Água e Leite – Em proporções iguais e, de preferência, gelados. Essa mistura também é eficaz para combater a coceira, o inchaço e processos inflamatórios na região picada.

Álcool ou uma pasta de Bicarbonato de sódio com água, no momento da picada, ajudam a neutralizar o efeito da saliva do mosquito.

Porém, em casos de processos alérgicos mais complexos ou suspeita de dengue, um médico deverá ser procurado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.