Nós e nossos bichos – Porque não pode cortar o rabo do cachorro

A delícia de ter um rabo de cachorro feliz abanando quando você chega já seria um excelente argumento para não cortá-lo, mas existem outras questões mais sérias que envolvem esse assunto


Revista 12 – Agosto / Setembro 2014

linguagem caninaFino, peludão, estilo espanador ou tonhonhoim como o de porquinho, seja como for, a delícia de ter um rabo feliz abanando quando você chega já seria um excelente argumento para não cortá-lo, mas existem outras questões mais sérias que envolvem esse assunto:

– A cauda é uma das formas de comunicação do cão. Entre eles e os humanos e, principalmente, entre os próprios animais. Um cachorro sem cauda tem sérios problemas de relacionamento na espécie e dificuldade de defesa. Diversos estudos apontam que a falta do rabo impede o cachorro de transmitir reações a outros animais.

– A cauda faz parte da “aerodinâmica” do animal e auxilia no equilíbrio.

– Em muitos casos o corte é realizado sem anestesia. O que dispensa explicações porque, SIM, eles sentem muita dor.

rautemberg– São raros os casos em que a caudotomia ocorre por questões de saúde. Boa parte das vezes ocorre por estética. Você cortaria um braço para parecer “mais bonito”? Pois é, para o cachorro essa relação é equivalente. Justo eles, que nunca se importam se a aparência do dono é de morador de rua ou de ricaço.

Desde 2008, o corte de orelha por estética é proibido no Brasil, assim como o corte de cordas vocais (para evitar os latidos) e o corte das unhas dos gatos (para evitar que arranhem objetos da casa). No entanto, o corte da cauda ainda é praticado no país – um absurdo!

A cauda é extensão da coluna vertebral, bastante sensível por ter diversas terminações nervosas, e qualquer corte estético é uma MUTILAÇÃO.

dog chasing tail– Se você tem um doberman, um rottweiler ou raças do gênero, pare tudo. O corte não é uma regra nem para essas raças, como se praticava antigamente.

– Mesmo quando o cachorro morde o próprio rabo ou tem ferimentos graves por abaná-lo sem cautela (o que parece engraçado, mas acontece), deve-se primeiro recorrer à correção por adestramento. A amputação ou corte parcial do rabo é a última opção, quando não há mesmo jeito e o cachorro está exposto a tumores nessa região.

Então, vamos deixar os lanudos do jeitinho que vieram ao mundo: com caudas felizes! Parafraseando os memes… O que queremos? Cachorros saudáveis! Como queremos? Com rabo comprido!!!

Sem título-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.