Dicas para decorar espaço pequeno

A Revista Gente Nova preparou 11 dicas para te ajudar a deixar espaços pequenos mais amplos.


Notícias – 29 de abril de 2015

Existem muitos truques para transformar um espaço pequeno em um ambiente confortável e bem aproveitado sem peso. A Revista Gente Nova preparou 11 dicas para te ajudar a deixar a casa mais espaçosa:

1 – Desapegue. O primeiro passo é verificar na casa objetos que não combinam com os ambientes e, principalmente, que não possuem utilidade. Livre-se de tudo que não contribui essencialmente para o local. A organização dá a sensação de espaço, então mantenha os objetos que ficarem, organizados.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-quarto-organizado-revista-gente-nova

2 – Escolha cores suaves e claras. Elas aumentam naturalmente a sensação de espaço. Opte por combinações monocromáticas, trabalhando apenas variações do tom. Tintas com brilho nas paredes e no teto também ajudam a ampliar a percepção, pois refletem mais luz. O ideal é que a cor dos móveis seja próxima a da parede, pois os contrastes causam efeito contrário.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-movel-cores-claras-revista-gente-nova

3 – Deixa a luz entrar! Luz natural é a maior aliada para causar efeito de aumento em espaços pequenos. Janelas que não precisarem de cortinas, deixe livre. Já as que comprometem a privacidade, utilize um estore simples de rolo ou cortinas semitransparentes em tons claros. Isso vale também para portas sem uso: retire ou utilize portas de correr. Mas se localização da casa ou apartamento não estiver favorecida pela luz natural, complemente com focos de luz de teto ou candeeiros.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-claridade-luz-iluminado-iluminação-natural-revista-gente-nova

4 – Espelho, espelho meu! Eles duplicam a sensação de espaço. Então, quanto mais e maiores, melhor!

decoração-espaço-apartamento-pequeno-espelho-quarto-revista-gente-nova

5 – Corredores e passagens livres. Evite móveis próximos às portas ou em espaço de passagem. Prefira móveis “curtos”, como pufes, mesas baixas, cadeiras sem braços. É preferível que o móvel seja grande a ter vários pequenos. A quantidade dá sensação de desordem, enquanto poucos elementos, ainda que grandes, sugerem um lugar com estrutura.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-cozinha-passagem-livre-revista-gente-nova

6 – Piso aparente. Deixar o chão aparente faz o espaço parecer maior. Se você gosta muito de tapetes, utilize poucos e menores, deixando sempre aparecer um pouco de chão.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-tapete-chão-aparente-revista-gente-nova

7 – Centro livre. Mesas de centro ocupam espaço e atrapalham a circulação. Uma boa alternativa são as consolas, normalmente cumpridas e estreitas, como apoiador atrás do sofá. E por falar em sofás, os ideais são os que possuem pés, que permitem usar o espaço debaixo como guardador de revistas e livros, por exemplo.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-corredor-livre-revista-gente-nova

8 – Menos televisão. Opte por televisores finos e menores, de preferência em suportes específicos e em menor quantidade.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-suporte-televisão-prateleira-aerea-livros-revista-gente-nova

9 – Transparência. Elementos transparentes ajudam a alongar o espaço. Mesas de vidro, móveis com portas ou detalhes de vidro, peças de acrílico ou transparentes são perfeitos!

decoração-espaço-apartamento-pequeno-movel-transparente-iluminado-brilho-revista-gente-nova

10 – Multiuso. Móveis que tem diversas utilidades, os chamados multifuncionais, são ideais para ambientes pequenos. Otomanas, sofás-cama, etc.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-movel-multiuso-revista-gente-nova

11 – Mesa de cabeceira. Substitua as mesas de cabeceira por prateleiras ou cubos, que alcancem o mesmo nível, mas possuem um visual mais clean.

decoração-espaço-apartamento-pequeno-cabeceira-prateleira-quarto-clean-revista-gente-nova

Confira agora uma galeria de ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.