Disciplina com Respeito: Padrão

Pequenas, mas com vontades próprias, as crianças necessitam de disciplina. No entanto, a disciplina não deve ser reservada exclusivamente para os momentos em que as crianças se portam mal…


Notícias – 25 de Junho de 2014

Você sabe como puxar uma conversa com seu filho(a)?

Você conversa com ele(a) sobre como cuidar de suas coisas pessoais?

Pequenas, mas com vontades próprias, as crianças necessitam de disciplina para conhecerem os limites e valores importantes para a sua vida. No entanto, a disciplina não deve ser reservada exclusivamente para os momentos em que as crianças se portam mal, deve ser algo contínuo para que ela própria saiba distinguir entre o que é certo e o que é errado.

Durante as próximas semanas Gente Nova publicará situações do cotidiano de quem lida com crianças. Não é nosso objetivo esgotar o assunto, mas proporcionar orientação para um final feliz. Prepare-se porque muita coisa vai mudar!

Formas_de_disciplinar

CriancaFilhos são imitadores. Não faça nada, absolutamente nada, que você não queira que seu filho faça.

Já ouviu alguém falar que você é a cara do seu pai?

Como filhos, todos nós trazemos características que herdamos de nossos pais: os olhos, cabelo, voz, etc. Da mesma forma que temos características de nossos pais físicos, temos, em nós, também, características de Deus, nosso criador.

É bem verdade que ao olharmos o comportamento de algumas pessoas, dificilmente veremos nelas as características de Deus. Mas na Bíblia, livro que trata das coisas de Deus, na seção de Efésios mostra que o nosso comportamento tem de ser formado por atitudes diferentes daquelas que hoje muitas pessoas adotam como a mentira, a ira, o uso de palavras indecorosas (aquilo que conhecemos como palavrões), a gritaria e coisas assim. Essas atitudes não são aceitáveis aos olhos de Deus.

Nessa mesma seção da Bíblia há menção sobre o filho honrar pai e mãe, mas também diz que como pais não devemos irritar nossos filhos, mas educá-los na disciplina e conselho do Senhor.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Você sabe o que isso quer dizer? Que você é livre para fazer o que quiser, mas nem todas as coisas que você faz são boas para a sua vida.

O que pai e mãe mais esperam de um filho é a obediência. Contudo, seus filhos (as) serão seus imitadores. A pergunta é: Você obedece a quem? Sendo sincero, olhando cada um para si, acreditamos em Deus e o temos como Pai, mas procuramos viver em obediência aos valores e princípios que ele estabeleceu? Alguma vez procuramos a Deus para resolver aquela situação complicada com o nosso filho?

Se formos imitadores de Deus, e isso é fácil, basta ler o manual, a Bíblia, aprenderemos a ser seus imitadores e assim meus filhos por recorrência também o serão.

A melhor de todas as atitudes que dura a vida inteira, não se acaba, não sai de moda, é buscarmos a Deus para tratarmos dessa difícil tarefa de educar nossos filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.