Real significado de Fuleco é perder dinheiro

O título deste post não é uma brincadeira. O que pouca gente sabia, até agora, é que o verbo fulecar existe, sim, e está nos dicionários.


Notícias – 18 de Junho de 2014

Não: o título deste post não é uma brincadeira. Parece mentira, mas é verdade. Como você já deve saber, o nome da mascote do Mundial de 2014, esse tatuzinho simpático, é Fuleco.

O que pouca gente sabia, até agora, é que o verbo fulecar existe, sim, e está nos dicionários. Nos últimos dias, a foto de uma página do “Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa”, de Laudelino Freire, está circulando em redes sociais com o termo em destaque. A palavra também aparece no iDicionário Aulete e no Dicionário Michaelis.

Nos três, o significado é o mesmo: perder todo o dinheiro que se leva ao jogo. É um brasileirismo. Ou seja: uma gíria. Mesmo assim, está lá, impresso, com seu significado como prova.

Para o Comitê Organizador da Copa, porém, a explicação do nome é outra: oficialmente, Fuleco vem da contração das palavras futebol e ecologia. A escolha foi feita pela internet, com quase dois milhões de votos. Fuleco venceu Zuzeco (de azul e ecologia) e Amijubi (de amizade e júbilo).

Fonte: UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.