A história do Piano

Você conhece um gravicèmbalo con piano e forte? Famoso pela ampla possibilidade de gerar diferentes sons, o “gravicèmbalo con piano e forte” ou piano, como é geralmente chamado, rapidamente se popularizou. Conheça essa história!


Notícias 31 – 25 de julho de 2011

Você conhece um gravicèmbalo con piano e forte? Famoso pela ampla possibilidade de gerar diferentes sons, o “gravicèmbalo con piano e forte” ou piano, como é geralmente chamado, rapidamente se popularizou.Os modelos mais nobres, como o piano de cauda, por exemplo, se tornaram símbolo de elegância. Os mais simples, representaram acesso de classes sociais mais baixas a múltiplos sons.

De acordo com o sistema de classificação de Hornbostel-Sachs, o piano é um “cordofone”, um instrumento de cordas e percussão, embora isso possa parecer estranho aos olhos de quem não é especialista.

A utilização dos instrumentos de corda é bem antiga, sua datação é listada em várias culturas e inclusive na Bíblia, logo nos primeiros capítulos quando Jubal domina a técnica. Ele aparece várias outras vezes, como por exemplo no Salmo 150.

O SELO SESC SP lançou esse mês um documentário que conta a história do piano, desde sua criação, por Bartolomeo Cristofori em 1700, Florença, passando por seu desenvolvimento, até as transformações atuais, incluindo os teclados eletrônicos.

Com apresentação de João Marcos Coelho, o vídeo traz excertos de concertos com Rosana Lanzelote, Eduardo Monteiro, Maria José Carrasqueira e André Mehmari. Além do documentário, o material contém o áudio integral dos concertos realizados no SESC Consolação e um livreto de 80 páginas sobre o tema (postado na íntegra, no início da matéria).

Nesse livreto você conhece a história e a técnica, mas como tudo na vida, um bom som de piano ou uma boa música é aquela realmente tocada com o coração, com amor. Fora isso, todo e qualquer som ou ação do homem é como um sino que apenas provoca barulho.

Confira abaixo um trecho do “DVD Piano – Uma história de 300 anos”.

DVD PIANO – Uma história de 300 anos
Direção MARCELO MACHADO | Selo SESC SP | 2011
TT: 1:08:00 | Encarte: 80 p.
Idioma: Português | Legendas: Inglês | Extra: Áudio dos concertos
R$ 30,00
www.sescsp.org.br/loja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.