Lagos cor de rosa

Parece montagem, mas não é! Existe mais de um lago cor de rosa no mundo – para ser mais exato, aproximadamente 8 lagos. Sabe por que?


Notícias – 05 de agosto de 2015

Lake Hillie, Austrália
Lake Hillie, Austrália

Parece montagem, mas não é! Existe mais de um lago cor de rosa no mundo – para ser mais exato, aproximadamente 8 lagos. Países como EUA, Bolívia, Chile, Austrália, Espanha, Canadá e Senegal já tiveram seus lagos descobertos.

Ainda há muito que estudar sobre o caso, mas a suspeita é que eles são assim devido a microalgas, que são típicas de locais com muita concentração de sal. Uma delas é a Dunaliella salina. As microalgas produzem betacaroteno (aquele mesmo usado pela indústria farmacêutica, fonte de vitamina A), um pigmento que absorve a luz solar para gerar energia, o que torna a água dessa cor. E não é efeito visual ou reflexo, mesmo se você pegar a água num recipiente, ela continuará cor de rosa.

Outras probabilidades de se ter essa cor são a reação de água salgada com bicarbonato de sódio ou a presença de bactérias halófilas vermelhas nas camadas de sal.

Seja como for, eles são lindos e viraram febre como tema para fotógrafos, mas, quem for visita-los, antes de entrar na água é importante lembrar que existe muita concentração de sal, que faz mal à pele. Portanto, antes do mergulho cor de rosa, recomenda-se usar manteiga karité em todo o corpo para proteger a pele.

Encante-se com os lindos lagos:

1 – Salina de Torrevieja, Espanha
Salina de Torrevieja e La Salina de La Mata são os lagos de sal que estão em Torrevieja, cidade litorânea da Espanha. Além de atrair uma variedade de aves, o clima do lugar é apresentado pela OMS – Organização Mundial de Saúde como um dos mais saudáveis da Europa. Na cidade há fábricas que fazem a extração e exportação de sal para diversos países.

2 – Dusty Rose Lake, Canadá
Além de estar em uma região mais isolada, o Dusty Rose Lake, que fica na Colúmbia Britânica, no Canadá, é bastante diferente dos outros. Ele não possui água totalmente salgada e não há presença de algas… mas sua água também é rosa. Por causa dessa variedade de ambientes onde surgem as águas cor de rosa, os cientistas ainda não conseguiram definir efetivamente o que causa a cor.

3 – Lago Hillier, Autrália
O mais famoso dos rosados fica em Middle Island, uma das ilhas do arquipélago de Recherche, na Austrália. Com cerca de 600m, uma borda de sal branquinha, dunas e um rodeado de vegetação, o contraste de cores causado pela paisagem torna o Lago Hillier o mais popular. E não é para menos… a beleza é única.

4 – Pink Lake, Austrália
A Austrália é o país com mais lagos cor de rosa (até o momento!). O lago de sal Pink Lake fica em Goldfields Esperance. Esse também possui sua particularidade: não é cor de rosa sempre. A cor fica mais notória quando aumenta a concentração da microalga Dunaliella salina, o que não ocorre todo o tempo. No entanto, também é um habitat considerado muito importante para espécies de aves.

5 – Hutt Lagoon , Austrália
Outro lado de sal australiano, o Hutt Lagoon fica próximo à costa ao norte da foz do rio Hutt. Whyalla e Hutt Lagoon possuem a maior produção de microalgas do mundo, uma série de 250 ha de lagoas artificiais (tanques de decantação) utilizados para o cultivo de Dunaliella salina em uma área de 520 ha.

 

6 – Quairading Pink Lake, Austrália
Há 11 km de Quairading – Austrália Ocidental, no Rock Road Bruce, está o Quairading Pink Lake. A estrada acaba atravessando o lago. A particularidade desse lago é que, em determinadas épocas um lado torna-se rosa escuro, enquanto o outro lado permanece cor rosa claro.

 

7 – Masazirgol, Azerbaijão
Muitas pessoas não sabem que existe um país chamado Azerbaijão, mas o lago salgado (e cor de rosa) Masazirgol ou Masazir Lake está lá, em Raion Qaradag. Com uma área que soma 10 km ², por conter um alto voluma de cloreto e sulfato são concentrados na composição iônica da água, gera muito sal. Por isso, a fábrica próxima ao lago gera as duas marcas de sal da região. Estima-se que são extraídas 1,735 milhões de toneladas de sal.

8 – Lago Retba, Senegal
Também conhecido como Lac Rose, esse lago tem a cor rosa mais visível nos períodos de seca. Tem um alto teor de sal (aproximadamente 40%), possui a microalga Dunaliella salina (que causa a alteração de cor da água) e, assim como o Mar Morto, atrai turistas para flutuar em suas águas.

E, como vários outros lagos salgados, a população da região vive da extração e comércio de sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.