Muscle Cars: entre Camaro e Mustang!

Uma história de marcas e modelos de automóveis que fazem sucesso há 50 anos, como o Camaro e o Mustang.


Notícias – 10 de junho de 2015

Modern-Muscle-Cars

Muscle cars é um conceito de carros com alta performance, em termos de potência de motores, originado a partir do Mustang e do Camaro, modelos norte-americanos. É lógico que muitos outros componentes entram nessa batalha, tais como desempenho, consumo, robustez, dirigibilidade, etc, mas o componente mais forte é a paixão que esses carros despertam em pessoas de todas as idades.

O primeiro muscle car foi o Ford Mustang 1964, que trazia um estilo totalmente próprio, esportivo e de alta performance, de tamanho compacto, tudo a um preço acessível aos padrões norte-americanos da época.

Mustang_1964_Ford_muscle_car_musculoso_carro_velozes_furiosos_vermelho_revista_gente_nova_01
Ford Mustang 1964

Depois veio o Camaro um carro fabricado pela Chevrolet, divisão da GM, também classificado como um pony car, ou carro pônei, assim chamado devido ao nome de seu antecessor, o Mustang, cujo nome significa “cavalo selvagem norte-americano”, conforme o Cambridge English Dictionary Online.

A história do Camaro data de meados de 1965, quando começaram os rumores de que a Chevrolet estaria trabalhando num competidor para o Ford Mustang, com nome Panther. Contam que em junho de 1966, vários jornalistas receberam uma correspondência, informando que deveriam marcar o dia 28 de junho daquele ano para uma importante revelação.

Camaro_1965_Chevrolet_muscle_car_musculoso_carro_velozes_furiosos_azul_revista_gente_nova_02
Chevrolet Camaro 1965

Naquele dia, então, 14 cidades estavam integradas via teleconferência para receber a notícia de que os Panthers estavam sendo banidos da indústria automobilística e que em breve presenciariam o lançamento de um novo carro, cujo nome seria iniciando com a letra “C”. Quando os jornalistas receberam a notícia de que o nome seria “Camaro” perguntaram: “O que é um “Camaro”?”. A assessoria de imprensa da Chevrolet emitiu uma nota informando que “Camaro” era um pequeno animal viciado em comer “Mustangs”.

O Camaro foi lançado ao mercado em setembro de 1966. Com o modelo 1967, claramente brigando com o Ford Mustang, dividiu a plataforma e muitas peças com o Pontiac Firebird, também lançado em 1967. Em março de 2009, foi lançada a quinta geração do Camaro. Em 2010 a Chevrolet comemorou o feito de 24 anos do modelo que finalmente conseguiu vender mais que seu concorrente direto, o Mustang.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.