Educando com Música e Cidadania

Durante o mês de Maio, diversas apresentações dos grupos do projeto “Educando com Música e Cidadania” acontecem em Atibaia.


Notícias – 20 de maio de 2015

8666entrega_instrumentos2

Durante o mês de Maio, diversas apresentações dos grupos do projeto “Educando com Música e Cidadania” acontecem em Atibaia. As próximas serão:

– 24 de maio concerto da Faminha Polo Imperial e Polo Centro, às 18h30, no Centro de Convenções
– 28 de maio concerto da Big Band Jovem, às 19h30, no Centro de Convenções

PROJETO-MUSICA-E-CIDADANIA-NOVO-20131Projeto “Educando com Música e Cidadania”

Desde 2002, a Prefeitura da Estância de Atibaia desenvolve o Projeto “Educando com Música e Cidadania”. O que começou tímido nas escolas municipais, com pequenas fanfarras formadas pelos alunos, hoje é motivo de muito orgulho para toda a cidade.

O crescimento do projeto, que conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia – APAFAMA, pode ser apreciado nas apresentações da Fanfarra Municipal, das Faminhas, da Big Band Jovem de Atibaia, grupo de violas, grupo de madeiras e grupos de dança.

Nas escolas nos diversos bairros da cidade, a partir dos 7 anos, os estudantes que integram o Projeto “Educando com Música e Cidadania” iniciam com noções de música e a fazer parte das fanfarras mirins, desenvolvendo disciplina e interesse cultural.

A partir dos 10 anos de idade , aqueles que continuam no projeto passam para a “FAMINHA”, em que tem maior número de aulas teóricas e práticas, iniciam contato com diversos instrumentos, na busca pela aptidão musical.

O Projeto conta com aulas de coreográfias através do Ballet Clássico e de Dança Contemporânea para os alunos interessados em compor a linha de frente das fanfarras.

Durante todo o aprendizado os alunos recebem aulas práticas e teóricas em grupos (madeiras, sopro, percussão popular e percussão eruditá).

Os músicos que se destacam na FAMINHA passam a integrar a FAMA – Fanfarra Municipal de Atibaia, um verdadeiro orgulho cultural da cidade. Na FAMA, conquistam títulos e chegam a promover o projeto, sendo destacados como monitores das aulas nas escolas municipais.

Além da FAMA, os músicos podem também fazer parte de outros grupos como a Big Band Jovem de Atibaia, Banda de Percussão e Grupo de Sopros e Percussão, seguindo o concerto de apresentação e aprendizagem.

O projeto é um grande ciclo que leva cultura e iniciação musical aos bairros e qualifica cada vez mais os jovens talentos musicais da cidade.
Atualmente o projeto dispoem de grupos para apresentações em eventos.

Grupos:

Fanfarra Municipal de Atibaia
Faminhas
Big Band Jovem de Atibaia
Grupo de Sopros e Percussão
Grupo de Danças
Grupo de Violas (Caipira)
Banda de Percussão

Prêmios:

Educare
Quality
Medalha Radialista (Durval de Souza)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.