Neologismos: Linguagem de internet

Neologismo significa palavra nova. É a criação de novas expressões ou palavras, que surgem espontaneamente ou de forma proposital. Também é considerado neologismo atribuir um novo sentido a uma palavra que já existe.


Notícias 30 – 04 de julho de 2011

 

Significa palavra nova. É a criação de novas expressões ou palavras, que surgem espontaneamente ou de forma proposital. Também é considerado neologismo atribuir um novo sentido a uma palavra que já existe.

O principal motivo de se criar novas palavras é a necessidade de expressão. As fontes que mais originam palavras são as traduções bíblicas, as traduções técnicas e a Internet.

Existem diversas classificações de neologismo, vamos ver algumas?

Literário: Os escritores costumam criar palavras para dar um efeito único ao texto ou para gerar uma expressão que ajude a explicitar algo em sua obra.

Gouvarinhar – O escritor Eça de Queirós criou esse verbo para representar conversas e momentos entre a família Gouvarinho, no livro “Os Maias”.

Técnico ou Científico: Criado para dar nome a novas invenções ou descobertas. Em geral, utiliza-se palavras vindas do grego e do latim, às vezes combinadas com o idioma local. Também existem neologismos científicos que surgem de siglas.

Telefone – Tele = longe (grego); phone = som, voz (grego)
Laser – Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation

Popular: Quando o neologismo é criado pelo povo ou por uma cultura diferente.

Petista – Pessoa que apóia o Partido Trabalhista (PT)
Gato – Ligação clandestina
Embuchar – Engravidar
Eita! – Interjeição de espanto
Marechal – Antigamente, marechal era um cuidador de cavalos. Hoje significa o maior posto da hierarquia do Exército.

Estrangeirismo: É o mais polêmico e conhecido. O estrangeirismo ocorre quando importamos uma palavra de outro idioma. Isso pode acontecer de duas formas: utilização da palavra como ela é em seu idioma de origem ou pelo aportuguesamento da palavra.

Importadas:

Pizza – (italiano) Nome que se refere a um prato típico feito de farinha de trigo;
Link – (inglês) Conexão, vínculo;
Rock – (inglês) Música de origem norte-americana.

Aportuguesadas:

Deletar – (inglês) Originada da palavra “delete”, que significa delir, apagar.
Manicure – (francês) “Manucure”, profissional que cuida das unhas.

Neologismo e a Internet

Como vimos anteriormente, a Internet é uma das grandes fontes de neologismos. O fenômeno ocorre porque a Internet além de ser uma nova criação (que gerou palavras como “download”) é um meio que exige agilidade na comunicação. Os grandes estimuladores são os sites ligados ao relacionamento como Orkut, Twitter, Facebook, Messenger e e-mail pessoal.

Muitos professores e linguistas debatem sobre esse assunto. Afinal, é incorreto e prejudicial utilizar os neologismos da Internet?

Se vc costuma tc assim, escrevendo para akele amigo q entende td blz, tome cuidado! Não é crime utilizar essa linguagem, mas desde que você saiba onde e quando usar e que não se esqueça o jeito certo de escrever as palavras. Evite usar “jah”, “eh”, “bjim”, “naum”, “saudadex”, “axo”. O constante uso da escrita incorreta confunde quando temos que escrever corretamente.

Abreviar é comum, uma vez que é mais ágil, porém, mudar a escrita da palavra faz com que você esqueça quando se usa “s”, “z” e “ch”, por exemplo. Muitas pessoas estão sendo reprovadas, não só na escola, mas em testes, concursos, vagas de emprego, universidades, porque se confundem na hora de utilizar a linguagem correta. Os casos cresceram tanto que jornais de alcance nacional estão alertando sobre o problema.

Substituir acentos por letras também não é muito legal. Essa técnica foi criada porque, no início, alguns sites e programas davam conflito quando utilizávamos acentos. Mas hoje isso praticamente não ocorre, por isso devemos acentuar as palavras normalmente.

Então lembre-se: No messenger com os amigos, td blz! Mas nos trabalhos de escola, em trabalhos profissionais ou com pessoas diferentes, nada de neologismo “internético”. Fique ligado!

3 comentários em “Neologismos: Linguagem de internet

  • 29/05/2012 em 6:37
    Permalink

    O abreviar não tras problemas na escola. Devias ouvir o especialista david crystal nesse tópico.

  • 02/02/2012 em 12:39
    Permalink

    gostei também é legal e boa mesmo parabéns a você

  • 17/08/2011 em 21:44
    Permalink

    Gostei miuto das explicações, são claras e objetivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.