Nutricionista dá dicas sobre dieta de frutas

A Profa. Dra. em Nutrição, Fernanda Beraldo Michelazzo, fala sobre frutas e dietas, esclarecendo mitos que rodam pela internet. Confira as dicas!

Notícias – 04 de Junho de 2014

1355776_91555715A Profa. Dra. em Nutrição, Fernanda Beraldo Michelazzo, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, fala sobre frutas e dietas, esclarecendo mitos que rodam pela internet:

1) A FRUTA gasta mais energia para ser digerida que um SORVETE, mesmo tendo valor calórico igual. Por exemplo: uma maçã e uma bola pequena de sorvete de frutas: ambos têm em torno de 50 calorias, porém, o SALDO CALÓRICO DA MAÇÃ É MENOR, porque gasta muito mais para ser digerida e não é totalmente absorvida por causa da PECTINA, ao passo que o sorvete facilmente passa pelo estômago e logo é 100% absorvido. Portanto, a maçã engorda menos que o sorvete, mesmo contendo as mesmas 50 calorias. JUSTAMENTE POR GASTAR MAIS ENERGIA NA DIGESTÃO, além de conter vitaminas e minerais, e por seu conteúdo de PECTINA e outras FIBRAS que retardam o esvaziamento do estômago, permite que os diabéticos possam comê-las sem que haja um aumento na glicemia – (teor de açúcar no sangue).

2) A frutose, que é o açúcar das frutas, não se transforma rapidamente em glicose. Além do mais, é absorvida mais lentamente que a glicose e não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela é considerada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o cérebro sem precisar ser convertida.

3) É negligente afirmar que a fruta não pode ser consumida após o almoço: MENTIRA. A melhor absorção do Ferro se faz através da Vitamina C, ou seja, para evitar uma ANEMIA, é preciso comer FRUTAS CÍTRICAS APÓS O ALMOÇO (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) – para que ele possa ser absorvido.

4) As frutas não passam rapidamente pelo estômago, AO CONTRÁRIO. Justamente pelo seu teor de FIBRAS, elas demoram mais no estômago, especialmente quando ingeridas com CASCA, BAGAÇO e SEMENTES, o que é super positivo para as pessoas que precisam emagrecer. Já está comprovado cientificamente que por conta disto, as frutas promovem maior saciedade e são excelentes coadjuvantes no emagrecimento.

5) O intestino delgado apenas finaliza a digestão de partículas muito pequenas de alimentos. É o estômago o grande responsável pela digestão de todos os alimentos.

6) Dizem por aí que as frutas não ficam presas nas batatas ou carnes. No estômago, ocorre a mistura dos alimentos formando o bolo alimentar, onde não se distingue mais o que é fruta ou carne ou batata, e sim o que é carboidrato, proteína, gordura e fibra. E é justamente o teor de fibra deste bolo alimentar que irá determinar a liberação do ‘açúcar’ ou da gordura. Quanto mais fibra tiver, ou seja, se a fruta for comida juntamente ou logo após as batatas ou carnes, ela impedirá que o excesso de gordura ou de carboidrato seja absorvido. Por isso, existe a recomendação de órgãos internacionais de que as refeições devem conter ao menos uma fruta.

7) É desejável que haja fermentação das fibras no intestino grosso (para que as bactérias benéficas produzam substâncias que irão proteger o coração). Ou seja, para não haver fermentação de açúcar, é necessário comer FIBRAS. Elas diminuem o risco de câncer e várias outras doenças de alergia no Intestino. As fibras são encontradas em vários alimentos, não só em frutas, mas em vegetais e cereais integrais, por exemplo.

8) Nem todas as frutas podem ser comidas em jejum. Depende muito de cada caso, por isso é errado generalizar. Se a pessoa sofrer de gastrite, úlcera, tiver hérnia de hiato, diverticulite ou síndrome do intestino curto não poderá comer fruta em jejum, principalmente as mais ácidas, como abacaxi, maracujá, acerola, manga.

1106967_521651919) Estimular a compra de uma centrífuga também não é conveniente. É um produto caríssimo e nem todos têm acesso. Além do mais, o suco aumenta muito mais a glicemia do que a fruta, não sendo recomendado à vontade para diabéticos, obesos, cardíacos, nem para pacientes com síndrome metabólica.

10) Café e pão branco com manteiga não levam o dia inteiro para serem digeridos e não são ‘lixos’. Os trabalhos científicos revelam que esta composição de refeição pode levar em torno de 2 horas para ser digerida, deixar o estômago, ser absorvida no intestino e chegar no sangue.

É UMA BOA fonte de energia para pessoas com baixa condição financeira, por exemplo. O que não anula a importância dos pães integrais e o acréscimo de frutas no café da manhã.

11) É difícil manter um cardápio só de Frutas. Haja vista porque a ‘Dieta do abacaxi’ (e de outras frutas) fracassou!!! Os chineses e os japoneses têm hábitos alimentares saudáveis, comem alimentos funcionais e praticam Atividade Física. Têm baixos índices de doenças do coração, mas por conta do uso dos chás quentes, são a população com maior índice de câncer de esôfago e estômago.

Cada vez mais os cientistas do mundo inteiro, inclusive os do Brasil, descobrem os benefícios dos diferentes chás da natureza. Mas cuidado com temperaturas extremas, elas podem causar câncer. Bebidas geladas não solidificam a gordura!!! Mais uma vez FISIOLOGIA BÁSICA: o estômago tem a função de igualar a temperatura dos alimentos e formar o bolo alimentar. Tanto faz a temperatura, pois o estômago vai fazer este papel. É bem verdade que alimentos mais mornos do que frios facilitam a digestão.

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