Você conhece o Pilates?

Pilates é um exercício físico bastante praticado atualmente, visa desenvolver uma harmonia corporal promovendo o bom funcionamento do organismo.


Notícias – 08 de setembro de 2015

Por: Evelin Danzi – Educadora Física, Instrutora de Pilates e Dançarina

Pilates é um exercício físico bastante praticado atualmente, visa desenvolver uma harmonia corporal promovendo o bom funcionamento do organismo. Recebe o nome de seu criador Joseph Pilates (1880-1967), alemão que atuou como enfermeiro na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Para desenvolver suas ideias de aptidão física e saúde, Joseph pegou as molas das camas e criou equipamentos para reabilitar seus pacientes, assim tonificava seus músculos antes mesmo de poderem se levantar.

Joseph Pilates
Joseph Pilates

Ao longo do tempo Pilates foi aprimorando suas técnicas até levar para Nova York, em um lugar próximo de vários estúdios de dança, onde trabalhou o corpo de renomados coreógrafos e dançarinos. A prática ajudava a desenvolver força e postura, melhorando a performance na dança, além de exercícios que ajudavam na reabilitação.

Atualmente o método pode ser praticado no solo, o Mat Pilates, com acessórios como a bola suíça, tonning ball, magic circle, entre outros, e com auxílio de aparelhos, atualizados a partir daqueles criados pelo próprio Joseph Pilates, como o Cadillac, Reformer, entre outros. É praticado por diversos públicos como idosos, crianças, gestantes, atletas, bailarinos, etc.

O Pilates proporciona alongamento e fortalecimento do corpo de forma integrada, melhora a respiração, diminui o estresse, desenvolve consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e a mobilidade articular, ainda proporciona relaxamento. Para que todos esses benefícios sejam alcançados, o método Pilates obedece seis princípios: centralização da força (Power house), concentração, controle, fluidez, precisão e respiração.

Além de promover boa forma física o método Pilates também é utilizado no tratamento de lesões, como problemas articulares e principalmente de coluna.

“VOCÊ É TÃO JOVEM COMO A FLEXIBILIDADE DA SUA COLUNA” – Joseph Pilates

Aparelhos de PilatesAparelhos de Pilates

Um comentário em “Você conhece o Pilates?

  • 30/12/2015 em 20:58
    Permalink

    Muito legal suas dicas, me ajudou muito a escolher qual a melhor forma para eu ter uma vida saudavel e conseguir conquistar o que tanto desejo, perder peso com saude, além é claro de outros beneficios que oferece ao corpo e a mente.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.