Plástico feito de cogumelos!

Isso mesmo: cogumelos. Empresa é pioneira no processo de fabricação de um material plástico que usa como base o fungo, que atualmente é amplamente conhecido apenas na área alimentícia (champignon).

Revista 12 – Agosto / Setembro 2014

Isso mesmo que você leu: cogumelos. A empresa Ecovative Design é a pioneira no processo de fabricação de um material plástico que usa como base o fungo, que atualmente é amplamente conhecido apenas na área alimentícia (champignon).

De acordo com a Fast Company, a dedicação da empresa para encontrar “alternativas de baixo custo para isolamento de plástico e embalagens” os levou a descobrir a magia do micélio, uma rede de células de fungos filiformes que torna possível colar subprodutos agrícolas. O resultado? Uma massa bastante resistente que substitui as embalagens plásticas de isopor usada para proteger produtos durante o transporte.

Ecovative usa micélio (“raízes” de cogumelo) para se unirem a subprodutos agrícolas como espigas de milho em um material que pode substituir a espuma plástica. Esse “mix” de cogumelos e subprodutos agrícolas cresce em formas de madeira ao longo de alguns dias, formando uma vedação hermética. Seca após um mês e deixa uma parede que é extremamente forte”.

A empresa tem uma equipe de pesquisadores e engenheiros que trabalham na técnica que tem menor impacto ambiental, pois o material 100% reciclável, além de muito mais barato, pois é produzido com resíduos orgânicos.

O CEO da empresa, Eben Bayer, falou com bastante clareza sobre o processo de produção e o quanto de desperdício podemos evitar com esse novo material.

Quer saber mais sobre plástico na construção civil e outras alternativas? Confira as matérias:

– Garrafas de Plástico na construção civil
– Plastisoil pode significar rios limpos e menos plástico
– Lâmpada de plástico
– Garrafas de água… comestíveis!
– Pastor contrói Templo com mais de 10 mil garrafas PET

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.