Queimadura… o que fazer agora?

Todo mundo conhece uma receitinha caseira. Porém, muitas vezes elas são mitos e podem agravar a situação. E você, sabe o que fazer no caso de queimaduras?


Revista 11 – Março / Abril 2014

Queimadura_queimado_crianca_tratamento_tratar_revista_gente_nova_01Todo mundo conhece uma receitinha caseira. Porém, muitas vezes elas são mitos e podem agravar a situação. E você, sabe o que fazer no caso de queimaduras?

Nunca coloque pasta de dentes ou limão em queimaduras. Isso é um mito popular. Eles só aumentam a queimadura. Outro mito é o de cobrir com curativos a região afetada.

Em caso de acidentes que geram queimaduras, a primeira providência é proteger a queimadura (aquele plástico de cobrir comida é o ideal, nunca usar tecido, papel, etc. Não enrolar ou prender, apenas cobrir para não entrar sujeira no ferimento) e procurar um hospital. Qualquer outro material utilizado para cobrir ou prender irá grudar no ferimento, aumentando os riscos.

Sem título-1

Para tratar o queimado, só se pode colocar água. A clara de ovo no ferimento só é indicada se não tiver ferida aberta. A água hidrata a pele lesionada e a clara de ovo é rica em colágeno natural, que ajuda a regenerar a pele.
Não dê água para a pessoa beber e retire qualquer tecido (desde que não esteja colado na ferida) e adornos (pulseiras, anéis, etc), pois a região irá inchar e esses adornos prejudicam ainda mais.

As fontes de queimaduras são muitas e estão espalhadas em todas as casas: fogões, panelas quentes, água fervente, eletricidade, mas o tipo mais comum e perigoso de queimadura é aquele que as pessoas não dão importância: o sol.

Um bronzeado é muito bonito, mas devem-se tomar inúmeros cuidados com o sol. Além do famoso risco de câncer de pele, os raios solares expõem a pele a outros vilões, como queimaduras mais graves, insolação, desidratação, sardas e manchas, irritação, e os mais populares: febre e vermelhidão.

Um comentário em “Queimadura… o que fazer agora?

  • 07/11/2010 em 13:42
    Permalink

    muito bom!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.