Química e Física servem pra quê? Por que tenho que estudar química e física?

Quem nunca se perguntou porque tem que estudar isso na escola? São duas das matérias mais difíceis, chatas e que… a gente acha que não serve pra nada… Mas, elas estão no seu dia a dia, e muito!


Notícias: 01 de Junho de 2013

Quem nunca se perguntou porque tem que estudar isso na escola? São duas das matérias mais difíceis, muitas vezes chatas e que… a gente acha que não serve pra nada, a menos que sonhe com aquelas profissões de laboratório, cheio de vidrinhos com líquidos coloridos em volta.

Bom, então por que temos que estudar química e física? Descubra porque, pra quê e como aprender tudo isso de um jeito bem mais interessante.Sabe o almoço de domingo, que teve macarronada e a família inteira foi comer e deixou a louça pra você lavar? Então, quem prestou atenção na aula sobre “tensão superficial da água” vai saber utilizar o detergente e a água quente para deixar esse trabalho uma moleza.

E na hora de cozinhar? Um pouco de noção de química e voilá! Qualquer receita pode ser alterada ou melhorada, fazendo bastante sucesso. Quem quer emagrecer ou quer melhorar a alimentação, precisa entender as vitaminas e substâncias contidas nos alimentos. O que é melhor para consumir?

Sábado, você é o churrasqueiro! Quais alternativas para acender o fogo com segurança e muita eficácia pra não passar vergonha na frente dos amigos?

Seu vaso sanitário pode explodir? O escapamento do seu carro funciona direitinho? E aquela mancha na camisa preferida, como eu tiro? Qual o melhor óculos de sol? E que lâmpada é mais adequada para a minha casa ou o meu quarto? Ih, meu esmalte endureceu! Você sabe fazer cola com leite? E acender uma lâmpada com sal?

São muitos os casos em que precisamos da física e da química em nosso cotidiano. E também são muitas as possibilidades e soluções que essas matérias nos ajudam a criar. Por isso, se você tem aulas esse ano, não se revolte… É pelo conhecimento que nossa vida se enche de tudo que é valioso e agradável.

Ok, você precisa de um incentivo, né? Afinal, algumas aulas parecem continuar chatas. A boa notícia é que a televisão e a internet não fazem só Big Brother, também tem coisas úteis e interessantes. Que tal usar?

Abaixo você confere algumas dicas de programas e sites que ajudam a entender melhor essas matérias na prática e qual a utilidade delas no cotidiano, como “O Mundo de Beakman” e “O Professor”, por exemplo. E aí, está pronto para aprender coisas importantes de um jeito bem mais legal?

O Mundo de Beakman – Privada e Montanhas-russas (Parte 1)

O Mundo de Beakman – Privada e Montanhas-russas (Parte 2)

O Mundo de Beakman – O que são os sonhos? | Sangue

O Mundo de Beakman – Como fazer um motor elétrico em casa

O Mundo de Beakman – Ciência do Som | Vermes | Ilusão de Ótica I

O Mundo de Beakman – Baleias | Ilusão de Ótica II

O Mundo de Beakman – Respiração | Telefone

O Mundo de Beakman – Coração | Vidro de Açúcar | Helicópteros

Mais episódios de O Mundo de Beakman

O Professor – Transmissão de Calor 01

O Professor – Transmissão de Calor 02

O Professor – Transmissão de Calor 03

Química no cotidiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.