Vegetais com agrotóxicos inaceitáveis

Os vegetais consumidos pelos brasileiros têm agrotóxicos em níveis inaceitáveis, confira os maiores vilões


Notícias – 11 de Junho de 2014

tpm142-colab-011Pimentão 91,8% – Morango 63,4% – Pepino 57,4% – Alface 54,2% – Cenoura 49,6%

Os vegetais consumidos pelos brasileiros têm agrotóxicos em níveis inaceitáveis. Cada brasileiro ingere 5,2 litros de veneno por ano. Quem diz é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que desde 2001 realiza o Programa de análise de resíduos de agrotóxicos de alimentos para verificar se os produtos apresentam resíduos dentro dos limites estabelecidos

O atual relatório traz o resultado de 3.293 amostras de 13 alimentos, incluindo arroz, feijão, tomate e os 5 vegetais que estampam esta página – potencialmente, os mais inadequados para o consumo hoje. Os números acima indicam o percentual de amostras desses vegetais que apresentavam problemas.

São dados assustadores. Segundo a Anvisa, a pesquisa vem permitindo que medidas corretivas sejam tomadas pelos órgãos locais: em 20122, 36% das amostras puderam ser rastreadas até o produtor e 50% até o distribuidor do alimento. Mas ainda é preciso investir muito no modo de produção rural para que o quadro mude de verdade. Enquanto isso, o jeito é buscar fontes seguras, como alimentos orgânicos.

Fonte: TPM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.